Thursday, September 13, 2007

Rugby - Portugal não compreende a bola oval

Estamos a cerca de 48 horas do grande desafio Lobos vs All Blacks, na fase final do Campeonato do Mundo de Rugby. Portugal vai defrontar a mítica selecção da Nova Zelândia. O importante não é o resultado deste jogo, mas o facto de ser o jogo de uma vida para a nossa selecção.

É um dia histórico para Portugal como nação. A nossa selecção vai enfrentar o 15 mais carismático da história do Rugby mundial. Chegámos lá por mérito e com muito trabalho, dedicação e amor à camisola. Chegámos lá com um punhado de valentes amadores que devem ser o orgulho nacional destes tempos.

No entanto, a imprensa desportiva portuguesa na sua grande maioria, esqueceu completamente os lobos.

Ontem jogou a nossa selecção de futebol contra a Sérvia. Resultado final: empate. Má arbitragem, com erros sucessivos. Um golo de empate dos Sérvios que devia ter sido anulado. No entanto, má atitude garal da equipa portuguesa. Faltou " o querer comer relva". Faltou o querer dar a Portugal um resultado a sério.

No fim do jogo, Scolari agrediu um jogador Sérvio. Não quero alimentar a polémica, mas a atitude é no mínimo lamentável.

Hoje, em pelo menos seis jornais diários, a primeira página apresenta uma fotografia de Scolari com o punho no ar a caminho da agressão.

Da selecção de Rugby, a tal do orgulho nacional, a tal que é composta por 99% de amadores, a tal que "come relva por amor à camisola", a tal que parece uma locomotiva imparável por amor ao desporto da bola oval e ao Portugal de todos nós... dessa selecção que se encontra a 48 horas de um desafio que vai entrar directamente para as páginas de honra do desporto mundial, nada em primeira página.

A bola, em português, só é compreendida se for redonda. A bola oval não tem forma para entrar no cérebro da grande maioria. Tal como hoje só se fala da agressão de Scolari e só esse tema vai ser comentado em quase todos os meios de comunicação.

Os lobos merecem tudo de Portugal. Portugal não merece os Lobos. Tal como se diz que o futebol é um desporto de senhores que é jogado por brutos e que o Rugby é um desporto de brutos mas que é jogado por Senhores.

Eu concordo em absoluto. Para mim a bola é oval.

No comments: