Tuesday, June 20, 2006

Ashes and Snow - O Maravilhoso Mundo de Colbert

Ashes and Snow é um projecto continuado do aclamado fotógrafo Gregory Colbert, que combina diversos trabalhos fotográficos, filmes em 35mm e um livro. Fruto de um árduo exercício de paciência e determinação para com a natureza expressiva e artística dos animais, ele capta de uma forma única momentos extraordinários de interacção entre humanos e animais.
Este notável trabalho de arte abrange mais de quarenta espécies animais diferentes de todo o mundo. Desde o início do projecto que Colbert empreendeu mais de 30 expedições a locais tão diversos como a Índia, Egipto, Burma, Tonga, Sri Lanka, Namíbia, Quénia, Antárctica, Açores e Bornéu.
O conjunto de trabalhos reunidos sob o nome Ashes and Snow foi pela primeira vez apresentado ao público em 2002 no Arsenale, em Veneza e tem programada uma expedição itinerante pelo mundo, sem uma data final concreta.
A casa desta exposição em perpétuo movimento tem o nome de Nomadic Museum, uma obra projectada pelo arquitecto japonês Shigeru Ban, um nome conceituado da arquitectura contemporânea. Única no seu género, define-se como uma estrutura temporária construída com materiais totalmente recicláveis e reutilizáveis – contentores de mercadorias são utilizados para as paredes e rolos/canudos de cartão para o tecto e colunas – sublinhando uma nova visão arquitectónica totalmente conceptual.
O título Ashes and Snow, induz imagens de beleza e renovação, ao mesmo tempo que sublinha a componente literária da exposição – a narrativa sobre a jornada de um homem que ao longo de um ano escreve 365 cartas para a sua mulher.
Colbert, que define os animais como as obras-primas da natureza, fotografa e filma nos seus habitats originais com o objectivo superior de captar a verdadeira essência e “voz” de cada animal.
Ashes and Snow apresenta-se através de 100 fotografias em grande escala, um filme com a duração de uma hora e dois pequenos documentários. Nenhuma das imagens que podemos ver foi tratada digitalmente ou sobreposta a outra. Tudo o que vemos é o que Colbert viu e gravou através das suas lentes e objectivas. Apesar da utilização de máquinas fotográficas e de filmar, nenhuma das imagens expostas corresponde a um still de filme.
Os animais retratados em fotografia e filme são animais no seu estado selvagem e também animais habituados ao contacto com o homem.
O trabalho fotográfico reside em técnica de umber e sépia aplicada através de pintura a cera sob acção de uma fonte de calor sobre papel artesanal japonês. As fotografias, de grande dimensão, são expostas sem comentário com o objectivo de incentivar a interacção entre observador e imagem.

Para mim traduz-se na mais notável apresentação da relação natural entre humano e animal.

No campo de links deste blog encontram uma passagem para o maravilhoso mundo de Colbert. Entrem na página e desliguem do mundo durante algum tempo. Percam-se na contemplação de uma das mais belas formas de arte que conheci desde há muito.

No comments: